Use o poder para servir

Imagem

Não importa em que esfera ou dimensão, todos exercem algum tipo de poder sobre outros.

 Costumo dizer que basta dar um crachá de qualquer coisa para alguém e já percebemos a essência da pessoa em sua maneira de “liderar” com aquela credencial. O poder tem a mania de revelar quem a pessoa realmente é.

Nessa curta caminhada no traçado do tempo que é a vida, vi de tudo, presenciei muitas coisas, convivi com muita gente e aprendi que o poder só é saudável se for para servir.

Feliz é o homem que usa a influência e poder conferidos a ele para servir aos outros. Podemos servir a todos, mas a recompensa está em doar-se para aqueles que nunca poderão retribuir a ajuda.

Contribuir com os “maiores” que nós, tais como: chefes, artistas, os homens ricos e etc.. é natural e pode ser até prazeroso, pois todos sabem que é possível obter algo em troca do serviço. Mas o que ganhamos quando servimos aos “menores”?

Recebemos a recompensa em uma área que o ser humano pouco valoriza, a inteligência existencial. Seria o que os teólogos chamam de espírito do homem. Preenchemos um vazio existencial quando servimos. Completamos nosso ser quando melhoramos a vida das pessoas. Aliviamos nossas crises interiores!

Estes dias, um amigo veio todo feliz me contar que tirou o dia de ano novo para oferecer gratuitamente 100 refeições aos moradores de rua no centro da cidade do Rio. Eu perguntei pra ele: a quem você ajudou?

Ele respondeu: ué, aos mendigos!

– Mas como você os ajudou se no outro dia eles voltarão a ter fome?

-Meu amigo responde entristecido: é mesmo.

O consolei dizendo: Amigo, você não ajudou os moradores de rua, você apaziguou seu espírito.

Tiago Brunet

twitter @TiagoBrunet

Facebook.com/tiago.brunet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s