Empreendedorismo atual

Amigos, compartilho com vocês minha coluna desta semana no jornal JB Ilha aqui do Rio :

 

Como pregador de boas notícias, nesta segunda edição de minha coluna, venho te animar dizendo que todos nós temos chances de vencer na vida. Não importa sua origem, classe social ou escolaridade, uma das coisas que pode definir onde você vai chegar é o seu espírito empreendedor.

 Fique atento a estes quatro passos do empreendedorismo multifocal e prepare-se para prosperar:

 

 1-      Tenha uma cultura empreendedora

 Adquira conhecimentos específicos sobre o negócio que você sonha ou já está inserido. Mantenha uma boa rede de contatos  e portas abertas por onde passar. Infelizmente, existem pessoas que quando “saem” de um emprego, clube, igreja e etc.. “fecham as portas” para sempre.

Ter uma cultura empreendedora também está ligado a ter um constante feedback de pessoas experientes que atuam no mercado desejado e é claro a um mentor que lhe guia no processo.

 

2-      Inovação

 Nossas políticas públicas ainda não amadureceram o suficiente para incentivar os jovens brasileiros a empreenderem. Porém, sem empreendedores um país fracassa!

A inovação é um ponto fundamental para esta conquista. Às vezes é bom copiar modelos vencedores, mas inovar te projeta a níveis altos e encurta tempo de trabalho.

 

3-      Objetividade

 Transformar problemas em oportunidade é para poucos. Porém, quanto mais objetivo você for, mais foco terá. Entender e planejar onde se quer chegar traz clareza para seus objetivos e com isso desenhado, você tem objetividade. Compreenda que no caminho do empreendedor há muitas armadilhas, contrariedades e dificuldades. Passar por isso com consciência crítica é a chave do êxito.

 

4-Resistência

 Vence quem resiste mais. Encerro estes quatro passos dando um nobre conselho:  A resistência ao tempo, aos “nãos”, as derrotas, ao desânimo, as traições, aos invejosos e aos problemas te levará por um caminho de constante sucesso. Ninguém é digno do poder e prosperidade se não usar as dores da vida para construir o pódio da vitória.

 

 

TIAGO BRUNET

 CEO da Amar Turismo

Coach e Consultor da Get Up Consultoria

Palestrante internacional e professor da Escola do Empreendedorismo Multifocal

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s