Política no Brasil

Imagem

Assim como a inteligência emocional e a educação financeira são matérias raras em nosso país, a educação política também é desconhecida por estes lados. Até as aulas de “educação moral e cívica” os “poderosos” retiraram de nossas escolas para não correrem o risco do povo progredir.

Segundo pesquisas, 63% dos brasileiros não gostam e não entendem de política. O problema é que você gostando ou não, ela influencia diretamente sua vida todos os dias.

Para muitos a política no Brasil é um jogo de rugby. Reúna seus amigos e os obrigue a ver um jogo desse esporte. Todos ficarão desinteressados olhando pra TV, afinal ninguém conhece as regras, quando é gol ou ponto, quais são os melhores jogadores e etc… mas no final da partida seus amigos são obrigados a votar no melhor em campo. Que injustiça!

Como fazer isso se ninguém entendeu o que se passava na partida? Ninguém sabe quem era o melhor e nem se quer o time que fez as melhores jogadas?

Repito, a política no Brasil para a maioria das pessoas é um jogo de rugby.  Muitos assistem por obrigação as campanhas políticas e no final são obrigados a votarem mesmo sem entender nada sobre as regras do jogo, sobre a qualidade dos competidores e das propostas de cada time (partido).

A educação política deve se popularizar no Brasil para transformá-la num jogo de futebol.

Aí, sim!!  Esse todos conhecem, até as mulheres que em geral não são especialistas no assunto, sabem votar nos melhores jogadores em campo. O futebol todos assistem com prazer, pois conhecem as regras, sabem quando é gol e quando é impedimento. Sabem quando o juiz errou ou quando o craque deu o “sangue” no jogo.

Sem educação política o país não conquista a tão sonhada ordem e progresso.

Será que se este tema fosse mais discutido em salas de aulas, clubes e igrejas, teríamos um Brasil melhor?

Aos “poderosos” não interessa a popularização deste assunto, afinal todos saberiam que poderoso mesmo é quem tem um título de eleitor.

 

Tiago Brunet

CEO da Amar Turismo

Coach e Consultor da Get up Consultoria

Professor da Escola de Empreendedorismo Multifocal

One comment

  1. A corrupção em nosso país é algo “meio” ou inteiramente cultural, e olha que não me refiro apenas aos políticos. O cidadão brasileiro em geral estacionou no comodismo, o tal do dinheiro fácil, da barganha. Toda vez que agimos de má fé na fila do caixa, do troco no supermercado que não devolvemos quando recebemos a mais, dos impostos que insistimos em “ocultar”. Enfim quando agimos assim, estamos dando um passo de regressão e no meu ponto de vista, não estamos dando marcha-ré, mas correndo na direção errada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s