Marketing pessoal

 

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Para chegar ao lugar desejado, ao patamar que você sonhou, é necessário: uma estratégia, um diferencial e um foco.

 O que resume os três itens acima é o marketing. Se falamos de uma empresa ou instituição, o marketing corporativo é a ferramenta que te impulsionará a um destino próspero, tratando-se de você, o marketing pessoal é a chave para isso.

 Conheci pessoas extremamente talentosas que não avançaram na vida particular, pública ou profissional por uma total falta de estratégia neste segmento. Não falo de técnicas para fingir ser quem não é e sim de preparação e assessoria para comunicar corretamente quem você realmente é ou quer ser.

 Mostrar seu potencial de forma clara, de maneira que todos compreendam onde você quer chegar, é a essência do seu marketing.

 Quando vi o discurso de Barack Obama na convenção do partido democrata em 2004 nos Estados Unidos, fiquei impactado. A roupa, a dicção, a forma como movia as mãos, o olhar fixo e as palavras estratégicas que tocavam o coração do povo, impressionaram não só a América, mas mundo inteiro. Poucos anos depois ele assumiria o cargo mais poderoso do mundo, o de presidente dos Estados Unidos.

 Ter a consciência de que um mínimo detalhe pode fazer toda a diferença pode garantir um vôo seguro para o sucesso.

Quantos candidatos a emprego meu RH e eu entrevistamos e tivemos que dispensá-los logo no primeiro momento devido à falta de apresentação pessoal, linguagem corporal ou imposição vocal.

 Uma pessoa que está destinada ao pódio da vitória, se prepara para chegar lá. A primeira impressão ainda é a que fica. Sendo assim, cuide para que seu marketing pessoal seja excelente e impactante.

 Não falo só de roupas combinando e arrumadas, cabelo cortado, unhas limpas e um belo sorriso. Mas também, do aperto de mão seguro, do olhar cativante, da mente munida de conhecimento para entrar em conversas de bom nível e de uma voz ativa e constante.

 A linguagem corporal também é muito analisada. Pessoas que sentam de qualquer forma, que não concentram o olhar enquanto o interlocutor lhe fala, que estalam dedos e roem unhas durante reuniões e coisas do tipo, transmitem maus sinais do seu corpo para os presentes.

 Em um mundo tão competitivo, você precisa se destacar. Reitero que detalhes fazem a diferença. Detalhes como a voz, a dicção, o português correto e a clareza nas explicações e frases. Coisas que parecem superficiais, mas te promovem ao lugar desejado.

 

 Tiago Brunet

 

CEO da Amar Turismo

Coach e Consultor da Get Up Consultoria

Professor da Escola de Empreendedorismo Multifocal

 

 

 

 

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